Saudações aos colegas e amigos,
Olá, moro na Austrália. Peço desculpas por qualquer erro de gramática, pois uso o Google Tradutor para ler e escrever neste fórum.
Gostaria de importar uma plaina/desengrossadeira antiga da Alemanha para usar na minha oficina na Austrália. Meu pai é um mestre carpinteiro alemão, então cresci com máquinas Kölle e Bäuerle, e talvez um dia eu tenha um monstro de 630 mm.
Mas, no momento, estou interessado na classe de 400 mm.
Como sou engenheiro de formação e trabalhei na área de engenharia mecânica, prefiro a categoria mais antiga de máquinas, das décadas de 1960 a 1990.
Estarei na Alemanha em outubro/novembro (pela primeira vez) e gostaria de visitar algumas concessionárias de máquinas, possivelmente para comprar uma máquina. No entanto, gostaria de aprender mais sobre máquinas alemãs neste fórum para me ajudar a fazer uma escolha melhor.
As máquinas que considerei até agora são:
Hombak AD 45
Frommia 566K
Hofmann Combi 400
Estou aberto a sugestões, mas, por favor, sem sugestões da Felder/Hammer/SCM/Minimax.
Embora eu conheça a Bäuerle e a Kölle, é difícil encontrar informações sobre as outras empresas.
Como se comparam a Hombak, a Frommia e a Hofmann com a Bäuerle? Ouvi dizer que a Frommia tem muitos fãs, mas notei que o modelo 566K tem uma construção soldada/usinada e não é feito do típico ferro fundido. Como a qualidade da Frommia se compara à de outros fabricantes?
A série "Combi" da Hofmann parece ser muito comum no tamanho de 500 mm, mas rara no tamanho de 400 mm, e a Hombak parece ser rara, embora sua construção pareça simples e robusta.
Gostaria de ouvir sua opinião sobre essas máquinas.
Alguém possui um manual técnico para essas máquinas ou documentos sobre a história dessas empresas?
No meu trabalho como engenheiro, já trabalhei com muitas máquinas e tenho formação em soldagem, por isso gosto de reparar e modificar máquinas para atender às minhas necessidades. Recentemente, importei uma Rapid PK100 e a adaptei às minhas exigências. Fiquei genuinamente surpreso (e um pouco decepcionado) com a construção rudimentar da base e dos mecanismos.
Muito obrigado pelo seu tempo e ajuda.
Atenciosamente,
Siggy